“Valorização dos médicos Veterinários Angolanos"

Por: Katya Samuel







Sábado à tarde, por volta das duas horas e meia do dia 01 de Novembro saí toda apressada da biblioteca, que fica a uma distância de poucos metros entre o parque e a minha casa, e que, por isso, não preciso de apanhar o Bus. Na verdade, apesar da violência, eu posso, por isso, andar relaxadamente. Estava com pressa de chegar a casa, porque tenho por hábito assistir as notícias de Angola e de Portugal na DSTV. Uma das razões que me leva a assistir, quase sempre, ao Telejornal, é o facto de querer estar informada sobre estes dois países e também para saber o que se está a passar no resto do mundo por uma questão de cultura geral. Passado alguns minutos, já me encontrava em frente do portão da minha casa a tocar a campainha. Ao entrar, sentei-me no sofá e sintonizei-me no canal angolano.
De entre as várias notícias, como a dos estragos causados pela chuva , onde o município de Viana fora o mais afectado, o que me chamou mais a atenção foi o seguinte aspecto em destaque na Tp2: “Valorização dos Médicos Veterinários”. Depois do intervalo quis pôr a seguinte questão aos meus primos: o que é que vocês entendem por valorização?


Segundo o Dicionário de Língua Portuguesa, a valorização é o acto ou efeito de valorizar, ou dar valor, aumentar o valor de; alcançar mais valor ou importância. Depois de meditar uns breves segundos sobre a definição de valorização, continuei a assistir ao telejornal. A seguir, apresentou-se uma reportagem onde apareciam médicos veterinários, reunidos numa magnífica sala a debaterem uma lei que visa a valorização dos médicos veterinários. A referida lei tinha como objectivo desencorajar algumas Instituições não-governamentais ligada à criação de gado e à venda de animais, e não só, que realizam trabalhos de veterinária, e, que, por sua vez, desvalorizam a importância do papel do médico veterinário.

Foi a partir deste aspecto que um punhado de médicos teve a ideia de redinamizar a Ordem dos Médicos Veterinários de Angola. A mesma, parece que já existe há 4 anos. Confesso, que fiquei maravilhada com a atitude desses profissionais de saúde da área veterinária. Espero que outros profissionais como Psicólogos Clínicos e Sociólogos, e não só, sigam este exemplo.


Referências bibliográficas:
Televisão Publica de Angola, Canal 2. Programa: Primeiro Jornal (01,11,2009).
Dicionário Mini da Portuguesa Língua Portuguesa. Editora: Porto Editora (20007)

Comentários

Mensagens populares